Este Dia comemora-se a 29 de Maio, e a celebração desta data visa alertar a população para a necessidade urgente de desenvolver estratégias de eficiência energética.

Decorrem por isso várias ações de sensibilização dos consumidores para várias questões relacionadas com o consumo de energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como é possível poupar energia em casa e são partilhadas dicas para que as pessoas saibam escolher as melhores fontes de iluminação para a sua casa e para o seu escritório.

Para reduzir os gastos energéticos é recomendado que deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando for necessário. Por outro lado, a colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo de todo o ano em energia elétrica.

Outra forma de poupar energia pode passar por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite, pois a maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo da eletricidade destinada a iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação, onde o sector dos edifícios é responsável atualmente pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa.