A Filotipo promoveu no passado dia 16 de Dezembro de 2013 uma Conferência intitulada “Como Poupar?”, decorrida na WRC Curia Tecnoparque, pelas 15h, onde uma sala cheia de participantes interessados tornaram esta iniciativa muito útil, inserida na responsabilidade social da empresa. Foram oradores o Eng. Afonso Figueiredo, o Eng. Jorge Oliveira, o Eng. Marco Saraiva, tendo sido moderador desta Conferência o Dr. Carlos Franco, também colaborador da Filotipo.

Nesta Conferência procurou-se apresentar várias formas de poupança de energia, desde a água ao gás e à eletricidade, onde por exemplo se referiu que qualquer pessoa pode diminuir o consumo energético da televisão, sem qualquer custo, preferindo os ecrãs de LCD ou LED aos de Plasma, deve preferir também comprar sempre equipamento com a etiqueta Energy Star e verificar se possui a etiqueta ECO ou a respetiva etiquetagem energética.

A escolha sempre equipamentos da classe de eficiência mais elevada, e o ter em atenção o consumo do equipamento na decisão de compra, procurando informar-se sobre o consumo do aparelho em modo standby, pode ser um factor determinante.

Por outro lado, a utilização de multitomadas com interruptor para desligar a televisão e os equipamentos respetivos é outra forma de reduzir o consumo de energia, e por outro lado, existem também no mercado tomadas que se podem desligar através do próprio comando da TV.

Muitos foram os conselhos e recomendações transmitidas a todos os presentes.